Club de
Toledo

HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE TOLEDO

Assim começou o Rotary Club de Toledo na lembrança do sócio fundador e honorário do Rotary Club de Toledo, Pedrinho Antonio Furlan:

"O Rotary Club de Toledo teve o seu início no clube pa­drinho, o Rotary Club de Cascavel, que por indica­ção do então Governador do Distrito 463, da época, Helenton Borba Cortes, solicitou que viessem a Toledo com a finalidade de fundar um clube de Rotary aqui. A comissão, sob o comando de Roberto Wipich, no­ meado representante do Governador, viu que aqui ti­nha muitas condições de se fundar um clube e que, inclusive, tinha na cidade um ex-rotariano de Santa Catarina, no caso eu, Pedrinho Furlan.

O primeiro presidente do Rotary Club de Toledo deveria ter sido Haroldo Esteves de Souza (o Harol­ do "preto"), que morava em Toledo, mas era advo­gado da Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro, e por causa da revolução teve que reassumir o seu cargo e então voltou a morar no Rio de Janei­ro. E devido a isso eu fui indicado para comandar o clube provisório.

No meio do ano rotário veio a informação da con­firmação, por parte do Rotary International, da criação do Rotary Club de Toledo.

Com isso, houve a solicitação para que eu conti­nuasse na presidência do clube, posto este que fiquei nas duas primeiras gestões, as de 66/67 e 67/68.

Os sócios fundadores eram em número de 27, e nós decidimos no nosso regimento interno que para ser Presidente, o companheiro deveria passar primeiro pela secretaria e depois pela vice-presidência do clube.

O Rotary Club de Toledo teve um papel muito im­ portante na transformação do município de Toledo e para que tivesse esse crescimento incrível, sendo hoje esta grande cidade que é. O município deve muito ao Rotary, pois profissões que não existiam representan­tes aqui passaram a ter. Tudo isso graças a Avenida de Serviços do Rotary, que buscava os mais diversos profissionais para fazer parte do Rotary.

É verdade que tivemos aqueles companheiros que entraram no clube sem ter o espírito de rotariano "MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE". Eles acabaram deixando o clube, mas foram entrando novos companheiros com o verdadeiro espírito rotariano, assim como é hoje. Logo depois veio a ASR que fazia a parte ligada ao atendimento assistencial, que nós não tínhamos como fazer.

Há medida que o tempo foi passando, foram cria­dos novos clubes, onde somos padrinhos de quatro clubes aqui em Toledo mais os das cidades de Marechal Candido Rondon, Palotina e Assis Chateaubriand.

Outro grande fato acontecido no Rotary Club de Toledo é a de ter três governadores do Distrito saindo do seu quadro social (até 2016), sendo o Ary Moscheta, Ayrton Pitta e Oscar Monteiro da Silva.

Volto a citar que o Rotary Club de Toledo teve e tem um papel muito importante para Toledo, bem como os demais clubes de serviço como o Lions e a Maçonaria. Estas entidades tem a mesma finalidade, que é transformar Toledo. É só ver os grandes projetos realizados. Nós tivemos e temos rotarianos no comando de várias associações e entidades do nosso município.

É importante que o pri­meiro presidente se sinta altamente privilegiado de ter oportunidade de ter começado alguma coisa que deu resultado, tremendamente importante, não apenas para o município ou Estado, mas para o Brasil e até internacionalmente.

Eu me sinto muito gratificado, e quero dizer que não foi o presidente que fez o Rotary, mas sim o Ro­tary fez o Presidente e este cidadão que hoje sou".

 

SÓCIOS FUNDADORES:

O Rotary Club de Toledo foi inserido no Rotary Internacional, oficialmente no dia 23 de abril de 1966. E para que isso fosse possível, 27 profissionais foram os responsáveis:

- Acary de Oliveira;

- Alberto J. Souza;

- Alvaro Dillemburg;

- Bruno Dante Palma;

- Carlos Winnikes;

- Cicero Floriano Gerlach;

- David O. Wendel Jr.;

- Haroldo Lycurgo Hamilton;

- Heriberto Beutler de Cecco;

- Jaime Correa Motta;

- Joaquim Gonçalves Rolo;

- Jorge Caio;

- José de Aquino Oliveira;

- Miguel Kizema;

- Oldemar Solano Bueno;

- Olivo Beal;

- Oscar Silva;

- Ovídio Michelatto;

- Paulo Sérgio Ferreira;

- Pedrinho Antonio Furlan;

- Ronald Grollman;

- Sérgio José Zenni;

- Silvio Lopes da Silva;

- Urbanir Pigatto;

- Vitor Beal;

- Waldomiro Luiz Rodrigues;

- Wilhelm Winnikes;

 

CLUBES APADRINHADOS PELO ROTARY CLUB DE TOLEDO:

- Rotary Club de Marechal Cândido Rondon: Fundado em 23 de junho de 1969;

- Rotary Club de Assis Chateaubriand: Fundado em 12 de dezembro 1977;

- Rotary Club de Palotina: Fundado em 23 de fevereiro de 1979;

- Rotary Club de Toledo Integração: Fundado em 23 de agosto de 1984;

- Rotary Club de Toledo Lago: Fundado em 20 de fevereiro de 1991;

- Rotary Club de Toledo Aliança;

- Rotary Club de Toledo Centenário;

- Rotaract Club de Toledo: Fundado em 06 de agosto de 1984;

 

GALERIA DE GOVERNADORES DO ROTARY CLUB DE TOLEDO:

- Oscar Francisco Monteiro da Silva - 2016/2017;

- Ayrton Saboya Pitta - 1998/1999;

- Ary Antônio Moschetta - 1990/1991;

 

--------------------------------------------------------------

Fonte: Revista Versões (Comemorativa aos 50 anos do Rotary Club de Toledo (abril/1966 a abril/2016)

 

Fotos



PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias do Clube

Participação na COMIC dos Pampas

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de Julho de 2019 o Interact 4640 marcou presença na COMIC dos Pampas, realizada no distrito 4660 em Santa Maria - Rio Grande do Sul. O nosso Distrito concorreu com 3 projetos no Concurso Nacional de Projetos, sendo eles "Corpo Perfeito" da avenida de comunidades, realizado pelo Interact Club de Quedas do Iguaçu; "Caixa das Nações" realizado pelo Interact Club de Toledo Integração, da avenida de Internacionais; e com o projeto "Hamburgueract" do Interact Club de Salto do Lontra, da avenida de Finanças. Também houve participação no Concurso Nacional de Oratória, por parte do companheiro Eduardo Rech, do Interact Club de Pato Branco Sul. Fomos premiados com o 2º lugar geral na categoria internacionais do Concurso Nacional de Projetos; ainda recebemos um certificado devido ao cumprimento de mais de 80% das metas da MDIO Interact Brasil da gestão 2018-19. Parabenizamos a organização do evento e todos os interactianos que tornaram esse evento possível. Além dos interactianos do distrito 4640 que realizaram excelentes projetos durante a gestão.

Postado em 20 de Agosto de 2019 por

Equipes do Intercâmbio Rotário da Amizade 2019/20 treinadas e prontas para viajar

Neste Ano Rotário o Distrito 4640 enviará duas equipes para o Interâmbio Rotário da Amizade: uma para o Distrito 9640, Austrália , na região da Costa do Ouro e uma segunda para o Distrito 5020, misto entre Canadá e Estado Unidos, na região da Ilha de Vancouver. Reunião de Nivelamento da Equipe que viaja ao Distrito 5020 No dia 27 de Julho de 2019 foi realizada a Reunião de Nivelamento com o grupo que vai nos representar no Distrito 5020, no Canadá. A reunião aconteceu na Casa da Amizade de Dois Vizinhos, em Dois Vizinhos, PR. Companheiros dos seguintes clubes fazem parte desta equipe:Rotary Club de Dois Vizinhos - AmizadeRotary Club de PalmasRotary Club de Toledo Reunião de Nivelamento da Equipe que viaja ao Distrito 9640 No dia 23 de Junho de 2019 foi realizada a Reunião de Nivelamento com o grupo que vai nos representar no Distrito 9640, na Austrália. A reunião aconteceu na Fundação da Unidade Rotária de Pato Branco, em Pato Branco, PR. Companheiros dos seguintes clubes fazem parte desta equipe:Rotary Club de Cascavel - PazRotary Club de ChopinzinhoRotary Club de Dois Vizinhos - AmizadeRotary Club de Guarapuava - LagoaRotary Club de Pato Branco - AlvorecerRotary Club de Pato Branco - Amizade E você? Quer participar de um Intercâmbio Rotário da Amizade? Saiba mais sobre o programa e a agenda em nossa publicação oficial: http://www.rotary4640.org.br/noticia/47984.

Postado em 09 de Agosto de 2019 por

Mensagem do Diretor Mario César

Estimado(a) rotariano(a) do Brasil, Dias 6 e 7 de setembro próximo vocês terão uma oportunidade única : de ouvir o presidente Mark Daniel Maloney durante o Instituto Rotary do Brasil, em Brasília.O Rotary do Brasil precisa mostrar sua força, sua pujança, em termos de comparecimento e projetos de impacto.A programação já tem presença confirmada de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, de Marcelo Rosenbaum, arquiteto que ganhou prêmio mundial de arquitetura integrada ao meio ambiente, Ravi Dakoju, o indiano que doou US$ 14,7 milhões à Fundação Rotária, Tom Thorfinnson, Chief Strategic Officer do Rotary, Brenda Cressey, curadora e primeira mulher a ter ocupado a presidência do conselho de curadores, Lincoln Seragini, o “papa” da embalagem no Brasil.Além deles, aguardamos a confirmação de dois ministros de Estado, que ainda não podemos divulgar, por razões de segurança. Autoridade confirmada o governador de Brasília, Ibaneis Rocha Barros.O programa contempla debates com rotaractianos, colégio de diretores do Rotary no Brasil, apresentação de “cases” de sucesso, troca de experiências entre distritos e rotarianos.Venha instruir-se sobre as mais modernas diretrizes da nossa instituição. E trocar idéias com as maiores lideranças do mundo rotário.Todo rotariano é bem-vindo, todos tem direito ao acesso à informação atual e da fonte original. Inscreva-se.www.institutorotarybrasil.org.br Espero vocês em Brasília. Mário César Martins de CamargoDiretor 2019-2021

Postado em 09 de Agosto de 2019 por

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE - RUA ERECHIM,431 Cep: 85906-090